A partir de mapeamento local, do uso de ferramentas para prospecção do solo , de ensaios laboratoriais, de laudos periciais e de pesquisa geológica do histórico local; determinamos os métodos para estabilização de massas de solo e rocha em encostas e realisamos projetos de contenção para encostas, estradas e obras geotécnicas.
Analisamos áreas com potencial de riscos naturais ou provocados pela ação do homem, a partir do conhecimento dos mecanismos geológicos e geotécnicos determinantes em eventos que causam prejuízos ao patrimônio, ou danos a saúde. Utilizamos métodos como mapeamento geotécnico, interpretação de imagens de satélite e fotointerpretação, demarcando os pontos críticos e recomendando as devidas medidas preventivas.
Diagnosticamos eventuais problemas que possam ocorrer nos diversos tipos de terrenos, e recomendamos as devidas medidas a serem executadas, observando os aspectos geológicos e geotécnicos da área, como formação rochosa (geologia), o relevo (geomorfologia), os recursos hídricos, a hidrogeologia (águas subterrâneas), suscetibilidade a erosão, entre outros aspectos.
O Rebaixamento do Lençol Freático é uma técnica muito empregada na construção de prédios com sub-solos. Todo terreno possui um lençol de água no seu sub-solo e essa água vai atrapalhar a escavação do terreno.
Realisamos o estudo do aquífero e investigação hidrogeológica, e elaboramos projetos de drenagem profunda para rebaixamento do nível d’água subterrâneo.
Em toda obra de engenharia civil é de vital importância a localização do nível do lençol freático e o conhecimento da sua variação devido às precipitações e outros agentes naturais. Para a execução da obra, o posicionamento do nível d’água em relação à superfície é determinante para que a construção atinja o objetivo visado com eficiência. Trabalhamos com a instalação dos piezômetros, e com o monitoramento do nível do lençol freático.
EIA (Estudo de Impacto Ambiental) é um documento exigido por um orgão ambiental durante o processo de licenciamento ambiental para emissão de Licença Prévia (LP). Este estudo deve demonstrar ou não a viabilidade do empreendimento analisado. O RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) é um resumo do EIA com uma linguagem mais acessível à sociedade. Temos uma equipe capacitada para realização do Estudo e do Relatório de Impacto ambiental para diversos fins.
Os poços de monitoramento tem por objetivo verificar, através das análises químicas e físico-químicas, a qualidade hidrogeológica e os índices de contaminação de amostras de águas subterrâneas; sendo fundamentais para processos de licenciamento ambiental. Instalamos poços de monitoramento seguindo as Normas da ABNT, segundo a NBR 13895.
A Outorga de Direito de Uso da Água é um instrumento de gestão dos recursos hídricos que o Poder Público dispõe para conceder aos usuários a utilização de água dos aquíferos.
Prestamos consultoria e regularizamos poços artesianos para obtenção de outorga de Poços Tubulares, seguindo as normas da ABNT e Cadastro INEA (Leis Estaduais 3.239/99 e 4.247/03).
O objetivo do estudo hidrogeológico é a avaliação de impactos de determinados empreendimentos sobre o solo e sobre as águas subterrâneas, objetivando a determinação de medidas mitigadoras, corretivas e de recuperação ambiental.
Realizamos estudos hidrogeológicos para diversos fins como: projetos para loteamentos, industrias, garagens subterrâneas, etc.
O direito de explorar água mineral é obtido pelo cumprimento de procedimentos referentes aos regimes de autorização e de concessão previstos na legislação. Tais procedimentos devem ser cumpridos junto às entidades que detêm as competências no contexto das legislações mineral e ambiental.
Realizamos todas as etapas desde a pesquisa, protocolagem e acompanhamento do processo.
A partir da aplicação de métodos geofísicos e de estudos geológicos e hidrogeológicos, com uma equipe especializada e contando com equipamentos apropriados, avaliamos o melhor local para a realização da perfuração do poço para captação de água subterrânea de aquíferos profundos.